Bolo de Aniversário

Um dos momentos mais aguardados de uma festa é o tradicional “bolo de aniversário”, que, apesar do nome, se estende para outras comemorações como é o caso do casamento, bodas e até mesmo batizados.

Mas você sabe como surgiu esse doce nas festas?

Pesquisadores defendem que a origem remete aos antigos cultos pagãos. Principalmente à deusa Ártemis, celebrada pelos gregos como a deusa da fertilidade. Os fiéis preparavam um prato de pão e mel, no formato de uma lua e levavam até o templo em homenagem à deusa.

Já o uso de velas também teria sido herdado do culto aos deuses antigos, que tinham a missão de levar, por meio da fumaça, os desejos e as preces dos fiéis até o céu, para que eles fossem atendidos. É interessante que a o próprio ato de comemorar o dia em que a pessoa nasceu, anualmente; dar presentes (oferendas), cantar uma música ao redor da mesa (parabéns) e cortar um bolo dividindo-o entre os presentes, é um costume que encontra muitos elementos das antigas religiões. Seja qual for a origem do bolo e das comemorações, uma coisa é certa, o bolo é um item indispensável e muito esperado!

Tipos de Bolos para o seu Casamento

  • Pasta americana: A pasta americana permite a criação de um bolo em qualquer formato, pode ser colorida e modelada e tem um gosto característico.
  • Cobertura cremosa: O reinado da pasta americana está ameaçado. Mais e mais vemos coberturas cremosas em bolos para casamento. Tem um tom mais descontraído e informal para sua festa. Bolos para casamento com cobertura cremosa são ideais para casamentos durante o dia, na praia ou no campo.
  • Flores de Açúcar: Um clássico atemporal.  Existem algumas maneiras mais atuais de utilizá-las, como fazendo pequenos nichos em forma de buquês espalhados, cascatas de vários andares ou uma explosão localizada inspirado pelo buquê da noiva..
  • Flores Naturais: Assim como bolos brancos, é extremamente difícil errar ao se escolher decorar um bolo com flores naturais. Clássico e elegante, ele combina com a mesa de doces e a decoração da festa facilmente. Atemporal, é uma decoração vai continuar a ser uma grande tendência ano que vem. A novidade é misturar as flores com frutas ou folhagens, formando quase pinturas de natureza morta.
  • Bolo redondo: tradicional e clássico
  • Bolo quadrado: Pode ter vários andares e com uma decoração diferente para cada andar ou a mesma.
  • Naked Cake: Esse bolo é mais rústico e tem sido muito escolhido para casamentos no campo e festas durante o dia. Combina flores e frutas e tem um estilo mais despojado e moderno.

Qual sabor de bolo escolher para o casamento?

Os sabores mais comuns são: baba de moça, nozes, damasco e outras opções suaves. Mas você pode escolher algo diferente como limão, maracujá, morango com chantilly, doce de leite, chocolate etc e adaptar ao tipo de bolo que você escolheu.

Todo mundo adora brigadeiro e beijinho e estas opções ficam ótimas com algumas frutas para bolos naked, por exemplo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *